Servicos Produtos Mercados Newsletter Empresa Contato Noticias Home  
 
 
Fabricação de Aromas e Aromatizantes

Aromatizantes são ´engenheirados´ e compostos em processos de industrialização similar ao de fragâncias e perfumes. Para produzir ´sabores´ naturais, a essência deve primeiro ser extraída da substância fonte. Os métodos de extração podem envolver extração solvente, destilação, ou mesmo a utilização de força para retirar o extrato. Este, por sua vez é purificado e subsequentemente adicionado aos alimentos para aromatizá-los. As bombas de vácuo de anel líquido Nash podem ser empregadas em diversos processos da fabricação dos aromatizantes. Alguns desses processos são explicados abaixo:

Óleos de Citrus

O Óleo de citrus é obtido através de prensagem a frio e tem alta concentração de hidrocarbonetos de terpeno. Como essa substância não contribui para o sabor e prejudica a solubilidade e estabilidade do óleo, os hidrocarbonetos de terpeno são usualmente removidos pela destilação a vácuo, evaporação ou extração com álcoois. Quanto mais alto o vácuo do destilador, menor o ponto de ebulição do óleo. As bombas Nash são tolerantes a falhas no processo e podem manter níveis de vácuos constantes sob condições adversas, assegurando que a composição desejada do produto seja adquirida.

Clique aqui para ver a imagem em pdf

Baunilha

A baunilha é utilizada em diversos aromatizantes e fragâncias. O extrato de baunilha contém mais de 250 componentes químicos e é geralmente extraída através do método de percolação ou de óleo resina. No mercado mundial ela é um dos aromatizantes mais utilizados na indústria alimentícia.

Método de percolação:

Uma solução de etanol/água a 25-50:65-50 (v/v) é utilizada como solvente e circulada ao redor e através dos grãos. Este processo produz extrato de baunilha de alta qualidade e concentração.

Método de oleoresina:

Grãos inteiros são pulverizados e depois o etanol é circulado entre os grãos, sob vácuo, a 45ºC. O excesso de etanol é removido por evaporação e o processo gera extrato de baunilha de qualidade superior ao processo anterior.

Cacau e outros grãos

Estes aromatizantes e fragâncias também são extraídos através do uso de solventes. Além da evaporação, o processo pode envolver um filtro a vácuo que também utiliza Bomba Nash. Em todas as aplicações de filtração, a Bomba de Vácuo ou Compressor de Anel Líquido pode reduzir os custos operacionais e minimizar manutenções.

Equipamentos Duráveis

As Bombas de Vácuo e Compressores de Anel Líquido Nash têm sido utilizadas nas mais diversas aplicações industriais por mais de 100 anos. Elas são reconhecidas por sua durabilidade e desenvolvidas para aplicações de alta exigência nos mais adversos ambientes industriais. Com qualidade superior, as bombas Nash são conhecidas também por sua confiabilidade.

As bombas Nash são fabricadas de acordo com as normas ISO 9001:2000 e outras (sob demanda). O compromisso Nash com a excelência e serviço ao consumidor compreende diversa etapas desde a fabricação do equipamento até a assistência pós-vendas. Nosso centro de serviço e distribuição oferece atendimento de qualidade e assistência especializada para os produtos Nash.

 
 

 

Gardner Denver Nash Brasil Indústria e Comércio de Bombas Ltda.
Av. Mercedes Benz, 700 - Distrito Industrial - Campinas - 13054-750 - SP - Brasil
Tel.: +55 (19) 3765-8000 - Fax.: +55 (19) 3765-8001